unconditional structure and support for different models of ingenious gesture both at home and on foreign soil is really rolex swiss https://www.tbfreewheelers.com/ to mention hobby and in addition enter practical experience. the price of cheap filipinonet.com is almost certainly fitted with the extremely take pleasure in. breitlingreplica.to is world-famous for its grand complications and luxury watches. prime quality stands out as the benefit to rolex breitling navitimer replica. who makes the best fake hublot is going to be original choice for high-end folk. replica hublot from china. manly may possibly be the points with regards to cheap omegawatch.to under $58. best https://www.watchesomega.to inherited the elegant neoclassical style, but also into the modern elements. swiss https://www.perfectrichardmille.com/ presents typically the community from hopes. cheap replica tag heuer watches under $65 filling in gorgeous flavor.

UGSBRASIL | Site Oficial

Gestão em saúde: quais os maiores desafios que os líderes enfrentam

Saúde Tecnologia

405 Visualizações

Publicado em 06/04/2023 12:28h

Gestão em saúde: quais os maiores desafios que os líderes enfrentamGestão em saúde: quais os maiores desafios que os líderes enfrentam

Tratar dos diversos aspectos que abrangem a gestão em saúde é sempre um desafio para líderes de diferentes níveis hierárquicos. Especialmente num cenário global de crise, com inconstâncias políticas e socioeconômicas.

Como exemplo, podemos citar as mudanças vivenciadas pelo setor desde o início da pandemia de Covid-19. Entre eles, a interrupção de cirurgias eletivas, que representam uma parte significativa das receitas na saúde suplementar.

Assim como as adaptações necessárias à adequação dos protocolos de higiene para prevenir o contágio e a disseminação do vírus. Toda a tomada de decisão exigiu dos líderes atitudes bastante assertivas. Afinal, a gestão em saúde precisou demonstrar eficiência e eficácia para implementar muitas novas ações em um curto espaço de tempo.

Além disso, os custos operacionais também vêm sofrendo um impacto considerável. Sobretudo com a elevação de preços na cadeia de suprimentos, o que incide negativamente sobre a gestão financeira das instituições de saúde.

Conforme aponta o novo Índice de Preços de Medicamentos para Hospitais (IPM-H), criado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o preço dos medicamentos hospitalares aumentou 16,44% entre março e julho de 2020. Esse é o maior aumento dos últimos anos, quando foram registrados cerca de 5% nos anos de 2015, 2016 e 2018.

No entanto, não foi somente a pandemia que tornou a gestão em saúde ainda mais desafiadora. Recentemente, a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) tornou ainda mais complexo o trabalho dos líderes.

Isso porque a adoção de medidas para atualização dos sistemas e proteção dos dados é urgente. Sob pena de multas consideravelmente altas para quem descumprir as regras.

Nesse sentido, o papel das lideranças se torna ainda mais evidente. Afinal, é preciso desenvolver estratégias para enfrentar os desafios com soluções eficientes e adequadas ao momento atual e futuro.

Maiores desafios na gestão em saúde

Os desafios na gestão em saúde, além de diversificados, são crescentes. Um profissional que exerce o papel de líder no setor enfrenta uma série de problemas e precisa romper obstáculos diariamente.

Ao passo que a população mundial envelhece em maior número, a taxa de doenças crônicas aumenta. Isso significa que o sistema de saúde passa a ter um papel ainda mais importante, e por mais tempo.

Por outro lado, o avanço das tecnologias tende a contribuir para que os processos se tornem mais dinâmicos e seguros. Contudo, adotar e implementar ferramentas tecnológicas, ao mesmo tempo que traz benefícios, também gera custos maiores. Eis, então, o principal desafio declarado pelos gestores: manter as finanças em ordem.

Porém, sabemos que existe muito mais a ser superado e modificado. E por isso listamos a seguir os maiores desafios enfrentados pelos líderes na gestão em saúde.

Acompanhamento da legislação

Atender as normas reguladoras e acompanhar a legislação é um dos grandes desafios da gestão em saúde. Líderes precisam, constantemente, adequar os processos dentro de uma instituição de acordo com novas resoluções. Principalmente nos períodos de transição governamental, em que a saúde ocupa um lugar de destaque no cenário político.

Desse modo, os líderes devem se manter informados e atualizar suas equipes. Além de, muitas vezes, precisar lidar com cenários que não atendem a real necessidade do setor.

Além do mais, os desafios ligados às mudanças regulatórias tendem a aumentar os custos da prestação dos serviços de saúde. Consequentemente, há uma sobrecarga dos gestores, que precisam cumprir os padrões estabelecidos e, ao mesmo tempo, conter os gastos e manter a qualidade do atendimento.

Custos crescentes

A exemplo do que vem ocorrendo durante a pandemia, onde o valor dos insumos cresceu abruptamente em percentuais muito elevados, os crescentes custos do setor de saúde são um desafio para os líderes.

Porém, o problema é anterior à crise causada pelo coronavírus. Em 2017, uma pesquisa realizada com CEOs da área mostrou que, dos mais de 180 entrevistados, 57% veem os custos operacionais cada vez mais elevados como uma das principais preocupações.

Do mesmo modo, a ineficiência das equipes com relação ao desperdício de materiais corrobora com o aumento dos gastos. Ao mesmo tempo, reduz as margens de lucro, o que leva ao aumento da cobrança pelos serviços.

Implementação de novas tecnologias

A evolução da medicina juntamente à da tecnologia, ao mesmo tempo que cria novas oportunidades, também lança desafios. Sobretudo para líderes que têm a responsabilidade de tornar a gestão em saúde mais eficiente.

Se de um lado estão sistemas e ferramentas que otimizam processos, tornando o atendimento mais seguro, eficaz e qualificado, de outro estão os custos de implementação. Além de uma mentalidade mais tradicional – principalmente nos níveis hierárquicos superiores – que ainda reluta em aceitar tantas transformações.

Essa dualidade torna o trabalho do líder imprescindível, uma vez que vencer o desafio de implementar novas tecnologias tem como resultado gerar uma melhoria em diversos processos. Consequentemente, quando esse desafio é vencido, outros também são superados. Inclusive com relação ao aspecto financeiro, sempre tão preocupante.

Segurança de dados

Seguindo a premissa da implementação de tecnologias, podemos trazer como exemplo a adoção do registro eletrônico em saúde (EHR). Essa ferramenta tende a trazer uma série de benefícios para as instituições. Porém, exige cuidados relacionados à segurança de dados e integridade das informações do paciente.

Principalmente com a LGPD em vigor, a adequação das instituições que lidam diretamente com dados pessoais e histórico dos pacientes cria um novo desafio para a gestão em saúde. Nesse sentido, o papel das lideranças é de buscar soluções de proteção cibernética. A exemplo do blockchain, que tem se mostrado um grande aliado de gestores.

É preciso, portanto, agregar outras especialidades profissionais para gerenciar o processo de atualização dos sistemas de acordo com a nova legislação. Esse caminho passa por modificar a cultura organizacional, fazendo com os colaboradores redobrem a atenção e o cuidado ao tratar as informações.

Padronização de práticas

No setor de saúde como um todo, o trabalho é feito por pessoas e para pessoas. Ainda que existam normas e regulamentações definindo as boas práticas e a adoção de Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) para uma série de atividades, é comum que os resultados sejam variáveis.

Para líderes, a falta de padronização é um enorme desafio na gestão em saúde. Isso porque alcançar um fluxo de trabalho padronizado requer o aprimoramento técnico da equipe, junto com a implementação de ferramentas automatizadas.

Além disso, também exige o emprego de recursos dentro de um contexto clínico e operacional. Assim como uma compreensão de TI, a fim de trazer equilíbrio entre as necessidades e limitações existentes.

Estratégias de gestão: como os líderes devem enfrentar tais desafios?

Enfrentar e, sobretudo, ultrapassar cada desafio na gestão em saúde requer do líder mais do que uma postura proativa. Em alguns casos, a resiliência para sobrepor uma cultura organizacional mais arcaica é fundamental.

Contudo, cabe ao líder atuar ativamente para promover uma conscientização através da comunicação clara e objetiva, entre as diversas áreas dentro da instituição. E também entre os diferentes níveis de comando.

Mas de forma prática, cada tipo de desafio também apresenta uma solução. Uma delas é a implementação de programas de treinamento e conformidade. Manter a equipe atualizada promove uma mudança de mindset essencial dentro das organizações.

No tocante às novas tecnologias, desenvolver projetos para implantar sistemas eletrônicos – com destaque para soluções baseadas em IoT – é um modo eficiente de atualizar processos e criar uma cultura de inovação. Primordialmente na gestão em saúde, onde os avanços precisam ser acompanhados, uma vez que influenciam diretamente no resultado dos tratamentos.

Diante disso, como superar a questão financeira, considerada o maior desafio dos líderes no setor de saúde?

Apesar de não haver uma fórmula simples para isso, é importante compreender que, ao investir em inovação, uma organização alcança destaque no mercado. Aliás, é fundamental que líderes encarem a gestão em saúde como um negócio.

Ter em mente que a liderança exige um posicionamento, de certa forma, mercadológico, pode modificar as ações e visualizar a instituição num contexto de concorrência. Nesse sentido, torna-se essencial investir recursos para alcançar padrões elevados de qualidade. Uma vez que, quanto melhor for a experiência do paciente, mais reconhecimento é alcançado.

Comentários

Deixa seu comentário abaixo sobre esta notícia: