Saúde Tecnologia
373 Visualizações
Publicado em 16/06/2021 17:42h
A tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas e a área da saúde não fica fora dessa. O avanço tecnológico nos trouxe a telemedicina que é um processo avançado para monitoramento de pacientes, troca de informações médicas e análise de resultados de diferentes exames. Tudo realizado através da plataforma digital desde a realização de exames a entrega dos mesmos.
A telemedicina já é utilizada em todo mundo de forma prática e segura, estando de acordo com a legislação e as normas médicas, os profissionais da saúde usam a tecnologia da informação para integrar qualidade e velocidade na troca de conhecimento, podendo tomar decisões, realizar e acessar exames de qualquer lugar do mundo através de computadores ou dispositivos móveis.
A Telemedicina pode ser subdivida em alguns ramos. Vamos explicar alguns:
• Teleassistência: O foco principal desta ramificação está na comunicação e bem estar do paciente que será monitorado no ambiente domiciliar ou centro de saúde por um profissional da saúde. Para aumentar a eficiência do sistema e garantir uma investigação médica acurada são utilizados diversos equipamentos que avaliam parâmetros clínicos e enviam esses dados, via internet, para os especialistas à distância.
• Teleconsulta: Pode ser feita entre médicos, onde clínicos gerais buscam a assistência de especialistas ou uma segunda opinião sobre medicamentos ou procedimentos médicos. No Brasil, a prática da teleconsulta entre médico e paciente foi viabilizada durante a pandemia de Covid-19.
• Teleducação: Busca qualificar profissionais da saúde que não possuem possibilidade de estar em grandes centros, afim de atualizar, melhorar a realização de exames, qualidade de atendimentos e preparar para diversas situações na prática médica.
Há inúmeros benefícios a adoção dessa técnica. A principal delas é a capacidade de diminuir a distância, permitindo que os pacientes tenham medicina de qualidade e sendo possível que o atendimento chegue a mais localidades com o custo reduzido. Além disso, a maior troca de informações entre os serviços de saúde contribui para a integração de pesquisas clínicas, ampliando os conhecimentos dos profissionais que atuam no setor.
Dessa forma, a telemedicina se apresenta como uma forma de transpor barreiras culturais, socioeconômicas e, principalmente, geográficas, para que os serviços e informações em saúde cheguem a toda população.
Deixa seu comentário abaixo sobre esta notícia: